quarta-feira, 7 de maio de 2014

Empresas de origem brasileira hoje nas mãos de estrangeiros

Caríssimos,

Já divulgamos aqui uma lista de produtos 100% nacionais. Entretanto, muitas vezes somos ludibriados pela etimologia e tradição do nome. Empresas brasileiras com capital 100% nacional foram vendidas para grupos estrangeiros. Vou listar algumas:



Nascido em 11 de julho de 1917, Abraham Kasinsky sempre se dedicou a empreendimentos de sucesso. Em 1951, fundou a Cofap, empresa 100% nacional de capital aberto que fabricava e comercializava componentes de alto conteúdo para o mercado automotivo.

Composta por 20 empresas, o Grupo Cofap produzia componentes para motor, fundidos e sintetizados, amortecedores, escapamentos, poliuretano e eletrônica embarcada, comercializados no Brasil e em 92 países. Com isso, a empresa tornou-se a maior da América Latina no setor de autopeças.

Em 1997, aos 80 anos, Abraham Kasinsky vendeu a Cofap com 14 fábricas e um faturamento de mais de US$ 500 milhões, e partiu para um novo empreendimento: a Kasinski Fabricadora de Veículos, inaugurada em 1999 atua no ramo de veículos de duas e três rodas, como motocicletas, motonetas, ciclomotores e utilitários de pequeno porte.

Atualmente a Kasinski foi adquirida pela chinesa, Zong Shen.

BEBIDAS:



As Águas São Lourenço e Petrópolis foram compradas pela gigante do ramo de alimentação Nestlé.

FARMÁCIAS






CHOCOLATES

Se você quer comprar Chocolates genuinamente brasileiros só há três saídas:

  • Cacau Show - do Brasileiro Alexandre Costa
  • Cacau Brasil - Maior concorrente da Cacau Show e administrada pela família Moraes, hoje Grupo CRM.
  • Ou, pasmem, a tradicional Konpenhagen que, ao contrário do que o nome, é genuinamente nacional.=


A tradicional empresa fundada em 16 de agosto de 1929 pelo imigrante alemão Henrique Meyerfreund com o nome de fábrica de balas H. Meyerfreund & Cia, mais tarde batizada como Garoto foi comprada pela gigante corporativa Nestlé.

Fonte: http://veja.abril.com.br/060302/p_100.html




Outra Empresa de Chocolates brasileira e tradicionalíssima foi comprada pela Kraft Foods, Kraft Foods Inc. é a maior empresa de alimentos dos Estados Unidos, e a segunda maior do mundo (só perde para a suíça Nestlé).

Em 1912, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, um grupo liderado pelo cônsul suíço Achilles Isella, que havia desembarcado no Brasil em 1891 vindo da Argentina, criou a Societé Anonyme des Chocolats Suisses de S. Paulo , com o objetivo de fabricar chocolates no Brasil.
O grupo fundador ­ do qual faziam parte três industriais, um professor, um comerciante, um engenheiro e um arquiteto, todos com sobrenomes estrangeiros (Isella, Rapp, Hottinger, Ritter, Kesserling, Reinmann e Streiff) ­ havia importado diversas máquinas da Alemanha e da Suíça, e adquirido um amplo galpão na rua José Antônio Coelho, na Vila Mariana. Perto dali, na rua Domingos de Moraes, o grupo montou uma loja para a venda dos chocolates que fabricava em forma de meia­lua, conhecidos como Chocoleite. A loja foi batizada como A Suíça, apesar de vender chocolates feitos no Brasil.
Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-voce-sa/edicoes/189/noticias/doce-disputa
http://vejasp.abril.com.br/materia/fabrica-chocolates-kopenhagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário