quarta-feira, 7 de maio de 2014

Lista de marcas brasileiras: empresas com capital 100% nacional

Caríssimos,

Desde as aulas de história da década de 80 eu me revoltava ao perceber que exportávamos matéria prima para importar produtos industrializados. Um desses itens emblemáticos reside no fato do Brasil ser o maior exportador de frutas cítricas do mundo e ser, ao mesmo tempo, um dos maiores importadores de suco de laranja.

Graças a Deus essa realidade vem mudando. Hoje o Brasil também é um dos maiores exportadores de suco de laranja.

Imagine se valorizássemos nossas marcas. Sou defensor da ideia de que nós, latino americanos, devemos comprar produtos uns dos outros ao invés de importarmos da Europa, EUA e Japão produtos que são muitas vezes fabricados com nossas próprias matérias primas. Listo abaixo algumas marcas tradicionalmente brasileiras e latino americanas:


 Montadoras

Mesmo sendo o quarto mercado do mundo e sétimo produtor mundial de carros, o Brasil não possui uma montadora de automóveis 100% nacional.Com isso, o lucro obtido por Volkswagen, Fiat, Renault, Ford e muitas outras são enviados para as matrizes na Alemanha, Itália, França e EUA.

Entretanto, temos algumas marcas nacionais de motos:


Uma empresa brasileira, jovem, que cada vez mais conquista espaço de destaque entre as principais fabricantes de motocicletas do País. A DAFRA Motos foi criada em 2007 pelo Grupo Itavema, o maior grupo de concessionárias de automóveis da América Latina, que possui mais de 30 anos de história no Brasil e hoje conta com empresas em diferentes segmentos, como transporte rodoviário, corretora de seguros e indústrias de embalagens plásticas.




 www.daframotos.com.br/

OBS: A Kasinski, outrora empresa de capital nacional foi vendida para o grupo chinês: Zongshen Industrie Group. Não consegui confirmar, mas alguns sites alegam que a empresa tem atualmente 50% de capital chinês e 50% de capital nacional. 

Alimentos:

Chocolates
Se você quer comprar chocolates genuinamente brasileiros não adianta comprar Garoto (Nestlé), nem Lacta (Kraft Foods), é preciso comprá-los finos: Cacau Show, Cacau Brasil e Konpenhagem são as únicas e, diga-se de passagem, deliciosas saídas:



Azeites:


Para aqueles que apreciam um excelente azeite a única saída Tupiniquim é o Olivas do Sul. Entretanto, as vendas desse premiadíssimo produto acontecem com exclusividade pelo site:
Na ausência total deste produto recomendo a compra do azeite Cocinero dos nossos hermanos argentinos que está em praticamente todos os mercados.


JÓIAS

Se o assunto é Jóias e sofisticação nada de correr para as caríssimas lojas da Tiffany. Alternativas nacionais com excelente qualidade não faltam:




Um comentário:

  1. Olá... a Agrale tem linha utilitária e é 100% Nacional.... Estou nos Estados Unidos e estou buscando uma lista de empresas 100% Brasileiras. Tem alguma fonte confiável?

    ResponderExcluir